Acima de tudo
professores



Projetos Formadores
São chamados formadores os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores graduados do grupo, a partir dos quais se produzem os argumentos que determinam o desenvolvimento dos conceitos centrais em cada ciclo de estudos.
A história do grupo de pesquisa é marcada pela sucessão de projetos formadores, que têm concorrido para a caracterização do conceito de letramento, do sujeito cognoscente objeto do letramento no contexto escolar brasileiro (alunos e professores) e dos fatores orbitais diretamente relacionados às práticas de letramento no ensino fundamental, médio e superior.
Os projetos formadores recebem esta designação por se tratarem dos marcos com base nos quais os pesquisadores do grupo se articulam às atividades de estudos e de investigação, ou integram seus programas de formação pós-graduada. No entanto, ressalve-se, somente os membros oriundos de cursos de graduação desenvolvem atividades no âmbito dos projetos de seus respectivos orientadores, pois os pesquisadores em formação pós-graduada desenvolvem seus próprios projetos sob orientação acadêmica de um pesquisador graduado.
Os projetos coordenados pelo líder do grupo definem o perfil conceitual de cada ciclo de pesquisas, assegurando, deste modo, articulação e coerência entre os demais trabalhos em desenvolvimento.


Luiz Antonio Gomes Senna

Predicação e bilinguismo cultural – propriedades sintático-funcionais do processo de predicação na fala, nas línguas escritas alfabéticas e nas línguas de sinais

Vínculo: UERJ – Programa de Pós-Graduação em Educação
Auxílios / Grants: UERJ/PROCIENCIA; FAPERJ/CNE; CECIERJ/CEDERJ
doutor em linguística aplicada (PUC-rio)

Maria Leticia Cautela Machado Link currículo Lattes

Formação de professores alfabetizadores em contextos de diversidade: entre políticas e práticas curriculares

Vínculo: UERJ – programa de pós-graduação em Educação
Auxílios / Grants: UAB/CEDERJ – UERJ: Prodocencia
doutora em educação (UERJ)

Janaina Moreira P. de Souza Link currículo Lattes

Culturas em contato no processo de letramento: educação e processos migratórios

Vínculo: UERJ – Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino
Auxílios: CECIERJ/CEDERJ; UERJ: Prodocencia
doutora em educação (UERJ)

Paula Almeida de Castro Link currículo Lattes

Ferramentas digitais para a formação de professores

Vínculo: UEPB – Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores
doutora em educação (UERJ)

Erlinda Martins Batista Link currículo Lattes

Letramento digital dos trabalhadores vulneráveis da coleta de resíduos: inclusão tecnológica e social

Vínculo: UNIDERP – Universidade Anhanguera, Campo Grande/MS
doutora em educação (UFMS) – Pós-doutorado (UERJ, educação)

Angela Maria dos Santos Rufino Link currículo Lattes

Tecnologias digitais e o letramento em populações indígenas

Vínculo: Universidade Federal do Acre
Doutora em Educação (UERJ)


Retornar ao topo.




Projetos de Formação
Os projetos de formação incluem todos os programas individuais de doutorado e mestrado em desenvolvimento no grupo de pesquisa, sob supervisão de um dos professores com projetos formadores ativos.

João dos Santos Barros

Letramento em regiões de fronteira: a inclusão escolar de imigrantes venezuelanos em escolas da rede pública em Roraima

Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: FAPERJ

Loide Leite Aragão Pinto

O texto e o desenvolvimento da escrita na educação de surdos: narrativas de vida e bilinguismo cultural

Vínculo: instituto federal fluminense (IFF)
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G

Silvia Maria de Souza Figueiredo

Processos sociais e escolares de inclusão na educação especial

vínculo: professor bolsista da fundação cecierj/cederj
doutorado em educação – superv.: senna.luiz a g

Suellen Melo de Araujo

A natureza estrutural dos sistemas da fala, da LIBRAS e da escrita

Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: UERJ-PR2


Jessica Ferreira de Carvalho

O sujeito da escrita alfabética na educação do surdo

vínculo: secretaria municipal de educação de são gonçalo
Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / AUXÍLIOS / GRANTS: FAPERJ

Dirlan Justino Lece da Silva

O desenvolvimento da representação especial na educação do deficiente visual

mestrado em educação – superv.: senna, luiz a g

Leila Nunes da Cunha

Alfabetização e letramento bilíngue: estudo de caso na educação de surdos

vínculo: secretaria municipal de educação do rio de janeiro
mestrado em educação – superv. senna, luiz A g

Retornar ao topo.