Projetos Formadores
São chamados formadores os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores graduados do grupo, a partir dos quais se produzem os argumentos que determinam o desenvolvimento dos conceitos centrais em cada ciclo de estudos.
A história do grupo de pesquisa é marcada pela sucessão de projetos formadores, que têm concorrido para a caracterização do conceito de letramento, do sujeito cognoscente objeto do letramento no contexto escolar brasileiro (alunos e professores) e dos fatores orbitais diretamente relacionados às práticas de letramento no ensino fundamental, médio e superior.
Os projetos formadores recebem esta designação por se tratarem dos marcos com base nos quais os pesquisadores do grupo se articulam às atividades de estudos e de investigação, ou integram seus programas de formação pós-graduada. No entanto, ressalve-se, somente os membros oriundos de cursos de graduação desenvolvem atividades no âmbito dos projetos de seus respectivos orientadores, pois os pesquisadores em formação pós-graduada desenvolvem seus próprios projetos sob orientação acadêmica de um pesquisador graduado.
Os projetos coordenados pelo líder do grupo definem o perfil conceitual de cada ciclo de pesquisas, assegurando, deste modo, articulação e coerência entre os demais trabalhos em desenvolvimento.

Luiz Antonio Gomes Senna

I. O subjetivo da educação inclusiva – Vozes identitárias na cultura escolar
II. Predicação e bilinguismo cultural – propriedades sintático-funcionais do processo de predicação na fala, nas línguas escritas alfabéticas e nas línguas de sinais

Vínculo: UERJ – Programa de Pós-Graduação em Educação
Auxílios / Grants: UERJ/PROCIENCIA; FAPERJ/CNE; CECIERJ/CEDERJ
doutor em linguística aplicada (PUC-rio)
orientador de doutorado e mestrado

Maria Leticia Cautela Machado Link currículo Lattes

Formação de professores alfabetizadores em contextos de diversidade: entre políticas e práticas curriculares

Vínculo: UERJ – programa de pós-graduação em Educação
Auxílios / Grants: UAB/CEDERJ – UERJ: ProCIENCIA
doutora em educação (UERJ)
orientadora de mestrado


Janaina Moreira P. de Souza Link currículo Lattes

Culturas em contato no processo de letramento: educação e processos migratórios

Vínculo: UERJ – Programa de pós-graduação em educação
Auxílios: CECIERJ/CEDERJ; UERJ: Prodocencia
doutora em educação (UERJ)

Paula Almeida de Castro Link currículo Lattes

Ferramentas digitais para a formação de professores

Vínculo: UEPB – Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores
doutora em educação (UERJ)
orientadora de mestrado

Angela Maria dos Santos Rufino Link currículo Lattes

Tecnologias digitais e o letramento em populações indígenas

Vínculo: Universidade Federal do Acre
Doutora em Educação (UERJ)


Retornar ao topo.




Projetos de Formação
Os projetos de formação incluem todos os programas individuais de doutorado e mestrado em desenvolvimento no grupo de pesquisa, sob supervisão de um dos professores com projetos formadores ativos.

João dos Santos Barros

Letramento em regiões de fronteira: a inclusão escolar de imigrantes venezuelanos em escolas da rede pública em Roraima

Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: FAPERJ

Loide Leite Aragão Pinto

O texto e o desenvolvimento da escrita na educação de surdos: narrativas de vida e bilinguismo cultural

Vínculo: instituto federal fluminense (IFF)
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G

Silvia Maria de Souza Figueiredo

Processos sociais e escolares de inclusão na educação especial

vínculo: professor bolsista da fundação cecierj/cederj
doutorado em educação – superv.: senna.luiz a g

Fernanda Silva de Oliveira

O aluno imigrante na escola pública do Rio de Janeiro

vínculo: Secretaria municipal de educação do rio de janeiro
doutorado em educação – superv.: senna.luiz a g


Dirlan Justino Lece da Silva

O desenvolvimento da representação especial na educação do deficiente visual

mestrado em educação – superv.: senna, luiz a g


Silvia Viana de Oliveira Clemente

Fracasso escolar e processos de formação na Educação de Jovens e Adultos

vínculo: secretaria municipal de educação de Duque de caxias
Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G

Retornar ao topo.