


São chamados formadores os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores graduados do grupo, a partir dos quais se produzem os argumentos que determinam o desenvolvimento dos conceitos centrais em cada ciclo de estudos.
A história do grupo de pesquisa é marcada pela sucessão de projetos formadores, que têm concorrido para a caracterização do conceito de letramento, do sujeito cognoscente objeto do letramento no contexto escolar brasileiro (alunos e professores) e dos fatores orbitais diretamente relacionados às práticas de letramento no ensino fundamental, médio e superior.
Os projetos formadores recebem esta designação por se tratarem dos marcos com base nos quais os pesquisadores do grupo se articulam às atividades de estudos e de investigação, ou integram seus programas de formação pós-graduada. No entanto, ressalve-se, somente os membros oriundos de cursos de graduação desenvolvem atividades no âmbito dos projetos de seus respectivos orientadores, pois os pesquisadores em formação pós-graduada desenvolvem seus próprios projetos sob orientação acadêmica de um pesquisador graduado.
Os projetos coordenados pelo líder do grupo definem o perfil conceitual de cada ciclo de pesquisas, assegurando, deste modo, articulação e coerência entre os demais trabalhos em desenvolvimento.
Luiz Antonio Gomes Senna 
I. O subjetivo da educação inclusiva – Vozes identitárias na cultura escolar
Vínculo: UERJ – Programa de Pós-Graduação em Educação
II. Predicação e bilinguismo cultural – propriedades sintático-funcionais do processo de predicação na fala, nas línguas escritas alfabéticas e nas línguas de sinais
Auxílios / Grants: UERJ/PROCIENCIA; FAPERJ/CNE; CECIERJ/CEDERJ
doutor em linguística aplicada (PUC-rio)
orientador de doutorado e mestrado
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Os projetos de formação incluem todos os programas individuais de doutorado e mestrado em desenvolvimento no grupo de pesquisa, sob supervisão de um dos professores com projetos formadores ativos.
João dos Santos Barros
Letramento em regiões de fronteira: a inclusão escolar de imigrantes venezuelanos em escolas da rede pública em Roraima
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: FAPERJ
Loide Leite Aragão Pinto
O texto e o desenvolvimento da escrita na educação de surdos: narrativas de vida e bilinguismo cultural
Vínculo: instituto federal fluminense (IFF)
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G
Silvia Maria de Souza Figueiredo
Processos sociais e escolares de inclusão na educação especial
vínculo: professor bolsista da fundação cecierj/cederj
doutorado em educação – superv.: senna.luiz a g
Fernanda Silva de Oliveira
O aluno imigrante na escola pública do Rio de Janeiro
vínculo: Secretaria municipal de educação do rio de janeiro
doutorado em educação – superv.: senna.luiz a g
Dirlan Justino Lece da Silva
O desenvolvimento da representação especial na educação do deficiente visual
mestrado em educação – superv.: senna, luiz a g
Silvia Viana de Oliveira Clemente
Fracasso escolar e processos de formação na Educação de Jovens e Adultos
vínculo: secretaria municipal de educação de Duque de caxias
Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G