

Acima de tudo
professores






São chamados formadores os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores graduados do grupo, a partir dos quais se produzem os argumentos que determinam o desenvolvimento dos conceitos centrais em cada ciclo de estudos.
A história do grupo de pesquisa é marcada pela sucessão de projetos formadores, que têm concorrido para a caracterização do conceito de letramento, do sujeito cognoscente objeto do letramento no contexto escolar brasileiro (alunos e professores) e dos fatores orbitais diretamente relacionados às práticas de letramento no ensino fundamental, médio e superior.
Os projetos formadores recebem esta designação por se tratarem dos marcos com base nos quais os pesquisadores do grupo se articulam às atividades de estudos e de investigação, ou integram seus programas de formação pós-graduada. No entanto, ressalve-se, somente os membros oriundos de cursos de graduação desenvolvem atividades no âmbito dos projetos de seus respectivos orientadores, pois os pesquisadores em formação pós-graduada desenvolvem seus próprios projetos sob orientação acadêmica de um pesquisador graduado.
Os projetos coordenados pelo líder do grupo definem o perfil conceitual de cada ciclo de pesquisas, assegurando, deste modo, articulação e coerência entre os demais trabalhos em desenvolvimento.
Luiz Antonio Gomes Senna 
Predicação e bilinguismo cultural – propriedades sintático-funcionais do processo de predicação na fala, nas línguas escritas alfabéticas e nas línguas de sinais
Vínculo: UERJ – Programa de Pós-Graduação em Educação
Auxílios / Grants: UERJ/PROCIENCIA; FAPERJ/CNE; CECIERJ/CEDERJ
doutor em linguística aplicada (PUC-rio)
Erlinda Martins Batista 
Letramento digital dos trabalhadores vulneráveis da coleta de resíduos: inclusão tecnológica e social
Vínculo: UNIDERP – Universidade Anhanguera, Campo Grande/MS
doutora em educação (UFMS) – Pós-doutorado (UERJ, educação)
Angela Maria dos Santos Rufino 
Tecnologias digitais e o letramento em populações indígenas
Vínculo: Universidade Federal do Acre
Doutora em Educação (UERJ)
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Os projetos de formação incluem todos os programas individuais de doutorado e mestrado em desenvolvimento no grupo de pesquisa, sob supervisão de um dos professores com projetos formadores ativos.
João dos Santos Barros
Letramento em regiões de fronteira: a inclusão escolar de imigrantes venezuelanos em escolas da rede pública em Roraima
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: FAPERJ
Loide Leite Aragão Pinto
O texto e o desenvolvimento da escrita na educação de surdos: narrativas de vida e bilinguismo cultural
Vínculo: instituto federal fluminense (IFF)
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G
Silvia Maria de Souza Figueiredo
Processos sociais e escolares de inclusão na educação especial
vínculo: professor bolsista da fundação cecierj/cederj
doutorado em educação – superv.: senna.luiz a g
Suellen Melo de Araujo
A natureza estrutural dos sistemas da fala, da LIBRAS e da escrita
Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: UERJ-PR2
Jessica Ferreira de Carvalho
O sujeito da escrita alfabética na educação do surdo
vínculo: secretaria municipal de educação de são gonçalo
Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / AUXÍLIOS / GRANTS: FAPERJ
Dirlan Justino Lece da Silva
O desenvolvimento da representação especial na educação do deficiente visual
mestrado em educação – superv.: senna, luiz a g
Leila Nunes da Cunha
Alfabetização e letramento bilíngue: estudo de caso na educação de surdos
vínculo: secretaria municipal de educação do rio de janeiro
mestrado em educação – superv. senna, luiz A g