Centralmente, o grupo dedica-
Advindas da Linguística Teórica e Aplicada, da Psicologia Social e do Desenvolvimento, da Epistemologia do Conhecimento e da Antropologia, suas referências teóricas formam massa crítica altamente qualificada para analisar a complexidade de fatores concorrentes nos processos de alfabetização e prover conhecimento coerente com as demandas reais da educação pública brasileira, significativamente marcada pela interculturalidade e pelas diferenças socioeconômicas.
No grupo titularam-
Ciclos de estudos e investigações
Ciclo de Pesquisa VII (2023-
O subjetivo da educação inclusiva – Vozes identitárias na cultura escolar
As dimensões subjetivas do sujeito cognoscente escolar e o estudo dos fatores identitários na subjetivação do direito universal à educação, ao letramento e à alfabetização
Ciclo de Pesquisa VI (2018- 2022)
Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
Representações e usos das propriedades estruturais e estruturantes das peças da cultura letrada moderna
Ciclo de Pesquisa V (2013-
Cultura e currículo de formação de professores para o letramento e a alfabetização
A experiência curricular formadora de professores para o letramento
Ciclo de Pesquisa IV (2009-
Representação gramatical e sistemas metafóricos
As propriedades gramaticais do texto em processo de alfabetização, analisadas à luz do conceito de sistemas metafóricos
Ciclo de Pesquisa III (2003-
Metáfora e Educação Inclusiva
O conceito de sistemas metafóricos e sua aplicação no estudo das representações mentais e do letramento
Ciclo de Pesquisa II (1999-
Letramento e Processos Educacionais
Desenvolvimento do conceito de letramento, a partir das demandas teórico-
Ciclo de Pesquisa I (1995-
Linguagem e Experiência Curricular
Introdução de uma perspectiva multidisciplinar no estudo dos fenômenos da representação gramatical e textual
Ciclo de Formação (1988-
Descrição e epistemologia linguística
A natureza do fenômeno descritivo e das bases do pensamento linguístico