“… porque a escola tem pressa de incluir a todos, porém com responsabilidade e respeito ao seu papel fundamental; no centro de tudo está o professor e sua formação acadêmica.”


Perfil Acadêmico
Perfil Acadêmico
Grupo de Pesquisa

Atividades de Ensino
Biblioteca Eletrônica

Agenda

Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina – ALFAL – Universidad Mayor de Santo Andrés de La Paz, Bolívia, de 10 a 14 de agosto (CANCELADO) 

Defesa de tese: Helen Vieira de Oliveira. Faculdade de Ciencias da Educação – Universidade de Lisboa / 6 de Julho – 10h30 (Horário de Brasilia) – por Webconferência

Reunião ordinária do Comité interinstitutionnel des politiques sociales de langue, langage et d’inclusion – 10 e 11 de junho, Paris (CANCELADO) 

Seminário Aulas Presenciais de Alfabetização (CEDERJ/UERJ) – 23 de Maio, Faculdade de Educação UERJ / Campus Maracanã (ADIADO) 

Curso: Pesquisa, formação docente e realidade escolar brasileira – Programa de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagem, UFAC / Cruzeiro do Sul, 11 a 14 de maio – CANCELADO 

Defesa de tese: Dina Maria Pinho, G.P. Linguagem

“O sentido social da teoria de Vygotsky acerca da construção do conhecimento se fundamenta, […] a partir da forma como cada qual representa para si mesmo a realidade à sua volta e como se apropria das formas como as demais pessoas a representam. Portanto, […] cada ato de interação entre duas pessoas necessariamente produz uma situação de desenvolvimento proximal, através da qual os interlocutores se esforçam para se compreender mutuamente.”

SENNA, L.A.G. (2019)
In: Fundamentos da linguagem na Educação. P. 297.