Projetos de Formação
São chamados formadores os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores graduados do grupo, a partir dos quais se produzem os argumentos que determinam o desenvolvimento dos conceitos centrais em cada ciclo de estudos. A história do grupo de pesquisa é marcada pela sucessão de projetos formadores, que têm concorrido para a caracterização do conceito de letramento, do sujeito cognoscente objeto do letramento no contexto escolar brasileiro (alunos e professores) e dos fatores orbitais diretamente relacionados às práticas de letramento no ensino fundamental, médio e superior. Os projetos formadores recebem esta designação por se tratarem dos marcos com base nos quais os pesquisadores do grupo se articulam às atividades de estudos e de investigação, ou integram seus programas de formação pós- graduada. No entanto, ressalve- se, somente os membros oriundos de cursos de graduação desenvolvem atividades no âmbito dos projetos de seus respectivos orientadores, pois os pesquisadores em formação pós- graduada desenvolvem seus próprios projetos sob orientação acadêmica de um pesquisador graduado.
Os projetos coordenados pelo líder do grupo definem o perfil conceitual de cada ciclo de pesquisas, assegurando, deste modo, articulação e coerência entre os demais trabalhos em desenvolvimento.
Formative projects are those under development by graduate resident researchers, each of which concerned with some basic conceptual issue related to ordinary objects of research group. Our history has brought a succession of formative projects, which have contributed to the characterization of the concept of literacy, the subject actors of literacy in Brazilian schools (students and teachers) and the orbital factors directly impacting literacy practices in primary, secondary and higher education. Leader´s sequential projects define the conceptual profile of each research cycle and ensure articulation and coherence among all other formative and training projects or programs.
Luiz Antonio Gomes Senna
I. O subjetivo da educação inclusiva – Vozes identitárias na cultura escolar
Vínculo: UERJ – Programa de Pós-Graduação em Educação
The subjective of inclusive education – Identitary voices in school culture)
II. Predicação e bilinguismo cultural – propriedades sintático-funcionais do processo de predicação na fala, nas línguas escritas alfabéticas e nas línguas de sinais
Predication and cultural bilingualism – syntactic-functional properties of predicative process in speech, written alphabetical languages and signal languages
Auxílios / Grants: UERJ/PROCIENCIA; FAPERJ/CNE; CECIERJ/CEDERJ
doutor em linguística aplicada (PUC-rio)
orientador de doutorado e mestrado
Maria Leticia Cautela Machado
Formação de professores alfabetizadores em contextos de diversidade: entre políticas e práticas curriculares
Vínculo: UERJ – programa de pós-graduação em Educação
Literacy teachers formation in contexts of diversity: between curricular policies and practices
Auxílios / Grants: UAB/CEDERJ – UERJ: ProCIENCIA
doutora em educação (UERJ)
orientadora de mestrado
Janaina Moreira P. de Souza
Culturas em contato no processo de letramento: educação e processos migratórios
Vínculo: UERJ – Programa de pós-graduação em educação
Cultures in contact in literacy process: education and migratory processes
Auxílios: CECIERJ/CEDERJ; UERJ: Prodocencia
doutora em educação (UERJ)
Angela Maria dos Santos Rufino
Tecnologias digitais e o letramento em populações indígenas
Vínculo: Universidade Federal do Acre
Digital technologies and literacy among indigenous peoples
Doutora em Educação (UERJ)
orientadora de mestrado
Ezer Welington Gomes Lima
Produções acadêmicas acerca do ensino de surdos: uma revisão bibliográfica.
Vinculo: Universidade federal de rondonópolis
Academic production on Deaf education: a bibliographic survey
doutor em educação (UERJ)
Orientador de mestrado
Projetos Formadores – Programas de Doutoramento
Os projetos de formação incluem todos os programas individuais de doutorado e mestrado em desenvolvimento no grupo de pesquisa, sob supervisão de um dos professores com projetos formadores ativos.
Training projects are hold by researchers in doctoral and master’s programs, under the supervision of one of the supervisors with active formative projects.
João dos Santos Barros Titulado: 2024
Letramento em regiões de fronteira: a inclusão escolar de imigrantes venezuelanos em escolas da rede pública em Roraima
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: FAPERJ
Literacy in border regions: school inclusion of Venezuelan immigrants in Roraima public schools
Loide Leite Aragão Pinto Titulado: 2024
O texto e o desenvolvimento da escrita na educação de surdos: narrativas de vida e bilinguismo cultural
Vínculo: instituto federal fluminense (IFF)
Text and writting skills development in deaf edcuation: narratives of life and cultural bilingualism
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G
Silvia Maria de Souza Figueiredo
Processos sociais e escolares de inclusão na educação especial
vínculo: professor bolsista da fundação cecierj/cederj
Social and schooling processes of inclusion in special education
doutorado em educação – superv.: senna.luiz a g
Fernanda Silva de Oliveira
O aluno imigrante na escola pública do Rio de Janeiro
vínculo: Secretaria municipal de educação do rio de janeiro
The immigrant student in Rio de Janeiro public schools
doutorado em educação – superv.: senna.luiz a g
Dandara Cristina Conceição de Paula
Formação de professores, alfabetização e educação de surdos
VÍNCULO: Tutor Bolsista – Instituto nacional de educação dos surdos (INES)
Teachers formation, literacy and deaf education
doutorado em educação – superv.: senna, luiz a g
Mariana de Oliveira Martins Domingues
Cultura escrita e desenvolvimento na educação do cego
vínculo: instituto benjamin constant
Written culture and development in blind education
doutorado em educação – superv.: senna, luiz a g
Projetos Formadores – Programas de Mestrado
Dirlan Justino Lece da Silva
O desenvolvimento da representação especial na educação do deficiente visual
mestrado em educação – superv.: senna, luiz a g
The development of space representation in visally impaired education
Silvia Viana de Oliveira Clemente
Subjetividade, formação e inclusão escolar
vínculo: secretaria municipal de educação de Duque de caxias
Subjectivity, formation and shool inclusion
Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G
Luana da Silva de Araújo Juliano
Bilinguismo cultural na educação da pessoa surda
Bolsista: Fundação FAPERJ
Cultural bilingualism in deaf people education
mestrado em educação – Superv.: SENNA, Luiz A G
Ramon Ferreira Damasceno
Letramento e gamificação na educação de surdos
vínculo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
Literacy and gamification in deaf education
mestrado em educação – superv.: senna, Luiz A g