Acima de tudo
professores



Projetos Formadores
São chamados formadores os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores graduados do grupo, a partir dos quais se produzem os argumentos que determinam o desenvolvimento dos conceitos centrais em cada ciclo de estudos.
A história do grupo de pesquisa é marcada pela sucessão de projetos formadores, que têm concorrido para a caracterização do conceito de letramento, do sujeito cognoscente objeto do letramento no contexto escolar brasileiro (alunos e professores) e dos fatores orbitais diretamente relacionados às práticas de letramento no ensino fundamental, médio e superior.
Os projetos formadores recebem esta designação por se tratarem dos marcos com base nos quais os pesquisadores do grupo se articulam às atividades de estudos e de investigação, ou integram seus programas de formação pós-graduada. No entanto, ressalve-se, somente os membros oriundos de cursos de graduação desenvolvem atividades no âmbito dos projetos de seus respectivos orientadores, pois os pesquisadores em formação pós-graduada desenvolvem seus próprios projetos sob orientação acadêmica de um pesquisador graduado.
Os projetos coordenados pelo líder do grupo definem o perfil conceitual de cada ciclo de pesquisas, assegurando, deste modo, articulação e coerência entre os demais trabalhos em desenvolvimento.


Luiz Antonio Gomes Senna

Culturas em contato no processo de letramento: custos de apropriação do sistema da língua escrita a partir de interferências e imposições do processo de gramatização sobre a identidade morfossintática do português moderno

Vínculo: UERJ – Programa de Pós-Graduação em Educação
Auxílios / Grants: UERJ/PROCIENCIA; FAPERJ/CNE; CECIERJ/CEDERJ

Paula Cid Lopes
…./ Maria Leticia Cautela Machado

Processos de alfabetização, letramento e formação de leitores e escritores – entre a formação de agentes de letramento e o ideário de educação para a diversidade

Vínculo: UERJ – Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino
Auxílios / Grants: UERJ/PR-1; UAB/CEDERJ

Janaina Moreira P. de Souza

Culturas em contato no processo de letramento: processos de desenvolvimento da leitura e produção escrita em contextos de diversidade escolar

Vínculo: UERJ – Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (em posse)

Paula Almeida de Castro

Ferramentas digitais para a formação de professores

Vínculo: UEPB – Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores

Retornar ao topo.

Projetos de Formação
Os projetos de formação incluem todos os programas individuais de doutorado e mestrado em desenvolvimento no grupo de pesquisa, sob supervisão de um dos professores com projetos formadores ativos.

Sebastião Reis de Oliveira

As bases da formação docente para a alfabetização de surdos

Vínculo: Universidade do Estado do Amazonas
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: CAPES

Angela Maria dos Santos Rufino

Tecnologias digitais e o letramento em populações indígenas

Vínculo: Universidade Federal do Acre
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G

João dos Santos Barros

Letramento em regiões de fronteira: a inclusão escolar de imigrantes venezuelanos em escolas da rede pública em Roraima

Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: FAPERJ

Loide Leite Aragão Pinto

O texto e o desenvolvimento da escrita na educação de surdos

Vínculo: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutorado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G

Retornar ao topo.

Thamara da Silva Figueiredo

Cultura negra, cultura escolar e processos de exclusão

Vínculo: Colégio Pedro II
Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G

Suellen Melo de Araujo

A natureza estrutural dos sistemas da fala, da LIBRAS e da escrita

Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G / Auxílios / Grants: UERJ-PR2

Thays de Oliveira Queiroz Atty

O processo de letramento na educação infantil – sua contribuição para a alfabetização

Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G

Jessica Ferreira de Carvalho

O sujeito da escrita alfabética na educação do surdo

Mestrado em Educação – Superv.: SENNA, Luiz A G

Retornar ao topo.