
Semestre letivo – 2025/1
UERJ-PROPED
Mestrado e Doutorado (POR)
Disciplina Eletiva – 60h/4cr. – Professor: SENNA, L. A. G.
T. E. Semiótica: Estudos sobre representação de mundo e privação de sentido
Disciplina monográfica – Sumário da Ementa: Da percepção aos sistemas de expressão: o processo de representação de mundo e desenvolvimento de conceitos; natureza e estrutura da palavra nas línguas verbais: semântica e funcionalismo morfossintático; natureza e estrutura da palavra nos sistemas de expressão não verbais, aportes semióticos: semas e sememas; predicação e modos complexos de expressão: “dito” x “pressuposto”; comunidade de fala e níveis de cooperação nos sistemas complexos; efeitos da privação de sentidos no processo de representação de mundo, desenvolvimento e uso da palavra: aspectos de interesse para a educação escolar.
Monograph course – Brief syllabus:
1. From perception to systems of expression: the process of world representation and concepts development; nature and structure of the word in verbal languages: semantics and morphosyntactic functionalism; nature and structure of the word in non-verbal expression systems, semiotic contributions: semes and sememes; predication and complex modes of expression: “spoken” x “presupposed”; speech community and levels of cooperation in complex systems; effects of sense impairment in the process of representing the world, development and use of words: aspects of interest for school education.
2. Desde la percepción a los sistemas de expresión: el proceso de representación de mundo y el desarrollo de conceptos; naturaleza y estructura de la palabra en las lenguas verbales: semántica y funcionalismo morfosintáctico; naturaleza y estructura de la palabra en los sistemas de expresión no verbal, aportes semióticos: semas y sememas; predicación y modos complejos de expresión: “dicho” x “presupuesto”; comunidad de habla y niveles de cooperación en sistemas complejos; efectos de la privación de los sentidos en el proceso de representación de mundo, desarrollo y uso de las palabras: aspectos de interés para la educación escolar.
SEG
14:20 – 17:30
Sala 12038-F
Presencial Híbrido (AVA gpLinguagem)
UERJ-PROPED
Mestrado e Doutorado
Disciplinas Obrigatórias – 60h/4cr. – Professor: SENNA, L. A. G.
Seminários de Pesquisa
Formação básica & Complementar I
SEG
18:00-19:30
Sala 12038-F
Presencial
UERJ-PROPED
Mestrado (ESP)
Atividades Programadas (Coop. Internacional) – 45h/3cr. – Professor: SENNA, L. A. G.
Interculturalidad e inclusión social en la educación media de Brasil y Colombia
Programa de Movilidade A.L./Mova/Capes/Mec
(Monográfico) Sumário da ementa: Higienismo cultural e políticas públicas de educação na América Latina; formação humana X formação para o trabalho nas políticas de inclusão escolar e social no Brasil; educação e pertencimento na escola latino-americana: o estigma de ser o outro na cultura hegemônica ocidental; modelos mentais e teorias dos modos do pensamento no processo de formação escolar do povo brasileiro e colombiano. Visitas técnicas a unidades escolares que desenvolvem diferentes políticas de inclusão na região metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo programas de educação de jovens e adultos, educação fundamental, média e técnico-tecnológica em redes públicas e escolas especiais de referência.
Monograph – Brief syllabus:
1 Cultural hygienism and public education policies in Latin America; human development versus professional education in Brazilian schooling and social inclusion policies; education and belonging in Latin American schools: the stigma of being the other in Western hegemonic culture; mental models and theories of modes of thought in the schooling education of the Brazilian and Colombian people. Technical visits to school units that develop different inclusion policies in the metropolitan region of Rio de Janeiro, including youth and adult education programs, elementary, secondary and technical-technological education in public schools and special reference schools.
2 Higienismo cultural y políticas de educación pública en América Latina; formación humana X formación para el trabajo en políticas de inclusión social e escolar en Brasil; Educación y pertenencia en las escuelas latinoamericanas: el estigma de ser el otro en la cultura hegemónica occidental; modelos mentales y teorías de los modos de pensamiento en el proceso de educación escolar de los pueblos brasileño y colombiano. Visitas técnicas a unidades escolares que desarrollan diferentes políticas de inclusión en la región metropolitana de Río de Janeiro, incluyendo programas de educación de jóvenes y adultos, educación fundamental, secundaria y técnico-tecnológica en redes públicas y escuelas especiales de referencia.
SEG
13:00-14:00
Sala 12038-F
Presencial
UERJ- EDU-PED
Graduação (POR)
Disciplinas Obrigatórias – 30h/2cr. – Professor: SENNA, L. A. G.
Cotidianos e produção de currículos
Formação básica
Sumário da ementa: Currículo, cultura e educação; educação, cultura, identidade e pertencimento; cultura, representação de mundo e diversidade humana no Brasil; a noção de “produção de currículos” dentro e fora da instituição escolar; o cotidiano escolar para além do binômio ensino-aprendizagem; culturas e inteligências plurais à luz do cotidiano e da teoria do currículo: o que formar sem deformar?
SEG
19:40-21h20
Sala a 12038-F
Presencial Híbrido (AVA gpLinguagem)
UERJ- EDU-PED
Graduação EAD CEDERJ (POR)
Disciplinas Obrigatórias – 60h/4cr. – Professor: SENNA, L. A. G., FIGUEIREDO, S., CHAMARELLI, L.
Alfabetização I
Formação básica
Sumário da ementa: O papel cultural das práticas de escrita, assim como seu papel na formação do sujeito social da Modernidade; principais fontes teóricas que sustentam o estudo dos processos de alfabetização e dos instrumentos didáticos a eles associados: principais modelos metodológicos do processo de alfabetização empregados no interesse do atendimento à diversidade de sujeitos escolares
SEX
20:00 – 21:00
Reg. EAD
(Canal YT)
UERJ- EDU-PED
Graduação EAD (POR)
Projeto LaborAt
Disciplinas Eletivas – 30h/2cr. – Professor: SENNA, L. A. G.
Educação & Imagem
Tópicos especiais
Sumário da ementa: Sistemas de expressão no campo da semiologia; a arte como sistema de expressão e processo cultural; a semiologia da imagem; imagem no tempo e espaço das culturas: imagem e identidade, imagem e modos de representação de mundo, imagem e sociologia; a imagem como texto na formação do sujeito escolar em condição de diversidade cultural e intelectual.
Disciplina integrada ao Laboratório de Linguagens e Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Oferece experiência de produção visual aplicada à formação do professor para a educação social inclusiva.
SEX
18:00 – 19:30
Reg. EAD Híbrido
(AVA gpLinguagem
SVC Webex)