Professor titular de linguística aplicada do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Desenvolve pesquisas e orienta pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, nas áreas de formação de professores e de linguística teórica e aplicada ao desenvolvimento da linguagem na educação básica. Pesquisador laureado Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), também bolsista de produtividade acadêmica e científica pelo Programa PROCIENCIA (UERJ / FAPERJ), e pela Fundação CECIERJ, na qual desenvolve pesquisas em Educação a Distância no ensino superior pelo consórcio CEDERJ. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais.
É Doutor em linguística aplicada (1994) e mestre em língua portuguesa (1984) pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), além de licenciado em Letras (1981) pela UERJ e no magistério dos anos iniciais pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1975), hoje ISERJ.
Ao longo de uma carreira ímpar, no magistério da educação básica, na educação superior e na pesquisa de alto nível, Senna sempre desafiou o mito de que o professor, a escola e a pesquisa não possam coexistir. Durante trinta anos consecutivos, lecionou na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio Federal Brigadeiro Newton Braga, a maioria dos quais no ensino noturno, em classes de jovens e adultos, no qual aposentou-se como Professor Titular. Leciona no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação, onde ainda ministra aulas nas disciplinas das áreas de linguagem , cotidiano e cultura escolar dos cursos de Educação e das Licenciaturas, em regime presencial e a distância.
Apesar de reunir mais de duzentos e sessenta trabalhos publicados, na forma de livros, artigos e estudos em congressos, além de uma centena de orientações concluídas, entre doutores, mestres, graduandos e bolsistas de graduação, Senna mantém uma rotina de investigação intensa e constantemente renovada em ciclos de pesquisa, que podem ser apreciados no site do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais.
Avesso ao casuísmo, seus ciclos de pesquisa refletem diferentes pontos de vista de um mesmo objeto de interesse: as bases teóricas do professor agente de letramento da escola pública brasileira. Ora mais centrado em aspectos linguísticos, ora em questões de representação do conhecimento e descrição de sistemas complexos, sua contribuição ao campo do letramento tem sempre por objetos primários o sujeito real da sociedade brasileira e as circunstâncias que, não raramente, lhe impõem o fracasso e a exclusão escolar.
Seus atuais objetos de investigação concentram-se, sobretudo, na relação entre propriedades estruturais dos sistemas de expressão, tais como as línguas naturais, as línguas escritas, as línguas de sinais, como a LIBRAS, e sistemas complexos como a fotografia, em contextos de uso marcados por interferências de diferentes modos do pensamento e de sistemas metafóricos. No interesse primário da Educação, Senna busca avaliar o impacto da formação social nos processos de letramento, leitura e produção textual, no âmbito do fenômeno chamado culturas em contato, verificado na recorrente presença de interferências não transitórias no uso da escrita por falantes da língua portuguesa e por surdos brasileiros usuários correntes da LIBRAS.