Linhas integradas & objetos

Centralmente, o grupo dedica-se ao estudo das condições em que se dá o processo de desenvolvimento escolar das escritas científicas de mundo, desde o ponto de vista dos sistemas de representação mental do conhecimento. Neste sentido, no entanto, opta por abordar a questão sob uma perspectiva interdisciplinar, com base na qual define o conceito de letramento, enquanto área de pesquisa e produção de conhecimento.

Advindas da Linguística Teórica e Aplicada, da Psicologia Social e do Desenvolvimento, da Epistemologia do Conhecimento e da Antropologia, suas referências teóricas formam massa crítica altamente qualificada para analisar a complexidade de fatores concorrentes nos processos de alfabetização e prover conhecimento coerente com as demandas reais da educação pública brasileira, significativamente marcada pela interculturalidade e pelas diferenças sócioeconômicas.

No grupo titularam-se até a presente data cerca de quarenta mestres e doutores; desde o último triênio, investe na ampliação do número de pesquisadores qualificados como orientadores, ampliando a oferta de formação em pesquisa através de doutorados interinstitucionais, estágios pós-doutorais e bolsistas do programa PEC-PG, assim como de atividades em cooperação com outras instituições de ensino superior. O grupo tem por opção dedicar-se a um objeto estável, “a problemática da formação de agentes de letramento para a educação básica”, em torno do qual se desenvolve um exercício de investigação multidisciplinar. Em consequência disto, o grupo desenvolveu um discurso teórico em favor de uma teoria epistemológica, a qual se tornou referência, não apenas para o próprio grupo, como para outros grupos de pesquisa, especialmente no campo da Etnografia aplicada à Educação. A produção acadêmica do grupo na área objeto é base das disciplinas de linguagem do curso de Licenciatura em Educação.

Ciclos de estudos e investigações

Ciclo de Pesquisa VI (2018-  atual)
Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
Representações e usos das propriedades estruturais e estruturantes das peças da cultura letrada moderna

Ciclo de Pesquisa V (2013-2017)
Cultura e currículo de formação de professores para o letramento e a alfabetização
A experiência curricular formadora de professores para o letramento

Ciclo de Pesquisa IV (2009-2012)
Representação gramatical e sistemas metafóricos
As propriedades gramaticais do texto em processo de alfabetização, analisadas à luz do conceito de sistemas metafóricos

Ciclo de Pesquisa III (2003-2008)
Metáfora e Educação Inclusiva
O conceito de sistemas metafóricos e sua aplicação no estudo das representações mentais e do letramento

Ciclo de Pesquisa II (1999-2002)
Letramento e Processos Educacionais
Desenvolvimento do conceito de letramento, a partir das demandas teórico-conceituais da educação para a inclusão social

Ciclo de Pesquisa I (1995-1998)
Linguagem e Experiência Curricular
Introdução de uma perspectiva multidisciplinar no estudo dos fenômenos da representação gramatical e textual

Ciclo de Formação (1988-1994)
Descrição e epistemologia linguística
A natureza do fenômeno descritivo e das bases do pensamento linguístico