Encontre aqui os principais artigos, capítulos e livros publicados nos diversos ciclos de estudos e pesquisas, listados em ordem cronológica inversa. Para buscar itens específicos, utilize a ferramenta de localização de seu navegador (<Ctrl.+F>).

Para teses e dissertações orientadas, siga este link.


Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2019) SENNA, L A G Text production, representation of thought and discursive genders inelementary school classes.

In: Social Sciences & Humanities Open. ISSN 2590-1911. p.1-7

__________________
Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2019) SENNA, L A G The linguistic statute of Brazilian sign language and the stigma overcoming in the education of the deaf.

In: Revista Brasileira de Educação Especial. V. 25(2). ISBN 14126538. 481-494

__________________
Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2019) SENNA, L A G O Estatuto Linguístico da Língua Brasileira de Sinais e a Superação do Estigma na Educação de Surdos.

In: Revista Brasileira de Educação Especial. V. 25 (2). ISBN 1413-6538. 487-500

__________________
Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >

(2019) PINHO, D M; SENNA, L A G A transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental: por uma travessia sem rupturas.

In: Instrumento – Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. ISBN 1984-5499. 74-86

__________________
Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2019) SENNA, L A G Fundamentos da linguagem na educação.

Curiitiba: Appris.. ISBN 978-85-473-3043-9. 356

__________________
Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >

(2018) OLIVEIRA, H; SENNA, L A G Algumas relfexões sobre ENEM, letramento e exclusão escolar.

In: e-Mosaicos, v.: 7(16). DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.36885. ISSN 2316-9303. 181-196

__________________
Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >

(2018) LIMA, E W; SENNA, L A G Escola e surdez: O que dizem os professores a respeito?.

In: Tempos e espaços em educação. ISSN 1983-6597. 217-234

__________________
Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2018) MACARIO, R; SENNA, L A G Reflexões sobre a formação de leitores em EJA: saberes necessários para a prática docente.

In: Linguagens, educação e sociedade. ISSN 2526-8449. 51-71

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >

(2017) PINHO, D M; SENNA, L A G Revoluções, currículo e pós-modernidade.

In: SENNA, L A G; LOPES, P C; MACHADO, M L C A. A cultua do professor e os sentidos da escola. Curitiba: CRV. ISBN 978-85-444-1840-6. 109-121

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >

(2017) SENNA, L A G Prólogo – a cultura, a escola, o professor.

In: SENNA, L A G; LOPES, P C; MACHADO, M L C A. A cultua do professor e os sentidos da escola. Curitiba: CRV. ISBN 978-85-444-1840-6. 11-118

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2017) SENNA, L A G A doutrina gramatical de José Oiticica (1822-1957) e sua contribuição ao ensino de língua materna.

In: EULALIO, L M; COSTA, M T; CARVALHO, M A F; GOMES, Y E S. Articulações e re(a)presentações lingu~isticas – uma reflexão sobre língua e discurso em processo. Teresina/PI: EDUFPI. ISBN 978-85-509-0136-7. 45-75

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2017) SENNA, L A G Perspectivas curriculares para o ensino de leitura e literatura na educação média de nível básico.

In: Currículo sem fronteiras. V. 17 (1). ISSN: 1645-1384. 109-131

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2017) SENNA, L A G Letramento, língua materna e ensino médio: discussões em torno de um campo pouco explorado.

In: Teias V. 18 (49). ISSN: 1982-0305. 1 a 7

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2017) SOUZA, J; SENNA, L A G Lugar de aluno é na escola que desenvolva conhecimentos.

In: Exitus. V. 7. ISSN: 2237-9460. 269-288

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2016) SENNA, L A G Prefácio a título de uma memorável comemoração.

In: SECIN, V. A visão binocular dos Guarany Mbya – ortóptica, oralidade e letramento. Curitiba: Appris.. ISBN: 9788581929583. 33-40

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2016) SOUZA, J; SENNA, L A G Desafios para a inclusão de imigrantes em escolas de regiões fronteiriças.

In: Textos e Debates. V.2. ISSN: 2317-1448. 55-68

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >

(2016) SENNA, L A G O projeto de pesquisa na formação de professores: uma introdução à metodologia de pesquisa em educação.

Rio de Janeiro: Kindle Direct Publishing. ISBN: 9788592199807. 2140Kb

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2015) SENNA, L A G Culture and Society in the Teaching of the Mother Tongue and Literature.

In Procedia: Social and Behavioral Sciences. , v.178. doi:10.1016/j.sbspro.2015.03.167. 123-127

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2015) MACHADO, M L C; LOPES, P S V C; SENNA, L A G La formación del profesorado en Brasil: entre la cultura escrita y la diversidad cultural.

In: Revista Temas de Educación. Vol. 21 Nº 2. ISBN:0716-7423. 311-322

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2015) SENNA, L A G; CARVALHO, M A F Literatura, expressões culturais e formação de leitores na educação básica.

Curitiba: Intersaberes. ISBN: 9785544302101. n.i.

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2015) FAGUNDES, T B; SENNA, L A G A cadeia fônica Saussureana e a compreensão de escritas possíveis na contemporaneidade.

In: BORGES, L; MATTOS, C L. In Pesquisas em educação: a produção do Núcleo de Etnografia em Educação (NETEDU). Campina Grande/PB: Ed. Realize.. ISBN: 9788561702366. 18-38

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2015) FAGUNDES, T.B., SENNA, L. A. G.. Alfabetização e letramento: o lugar o sujeito contemporâneo (e suas escritas) na aquisição do código alfabético.

In: CASTRO, P. Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. Campina Grande/PB: Ed. Realize. ISBN 9788561702359. 139-158

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2014) SENNA, L A G José Oiticica(1882-1957), Lecciones para un proyecto de enseñanza de la lengua materna.

In Irice (Conicet – UNR). , v.27. ISSN: 0327-392X. 67-97

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2014) SENNA, L A G O campo acadêmico do letramento e da alfabetização no Brasil: estados e perspectivas da linguística aplicada.

In: Revista Teias. Vol. 14(38). Rio de Janeiro: UERJ.. ISSN 1518-5370. 57-74

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >

(2013) VILELA, S; SPALA, F.; FERROCO, D.o. Formação inicial e formação continuada: a questão da formação em serviço.

In: Atas do II Encontro Lusobrasileiro sobre trabalho docene e formação.. .

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >

(2013) MACHADO, M.L.C.M. ; LOPES, P. S. V. C.; SENNA, L. A. G. A diversidade de escritas e o trabalho docente..

In: Atas do II Encontro Lusobrasileiro sobre trabalho docene e formação.. .

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2013) SENNA, L A G Estruturas passivas e estratégias discursivas: contribuições ao debate sobre letramento no ensino médio.

In: Filologia e linguística portuguesa. v. 15(1/2). São Paulo: USP.. ISSN 2176-9419.

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2013) SENNA, L A G Αλφαβητισμός και ανάγνωση στη Βραζιλία: επιστημολογικές συνεισφορές στην έρευνα της εφαρμοσμένης γλωσσολογίας.

Comunicação no 21 International Symposium on theoretical and applied linguistics. Thessaloniki: The Aristotle University.. .

__________________
Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2013) SENNA, L A G The academic fields of study in literacy and reading in Brazil: Conditions and perspectives in Applied Linguistics research.

In: Linguistics and education. V.: 24(4) London: Elsevier. ISSN 0898-5898. 433-440

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2012) SENNA, L A G What´s linguistics interested in when talking about technology and education.

In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012. ISBN: 1880094924. 1595-97

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2012) SECIN, V. Etnovisão e o letramento de indígenas Guarani Mbya do Rio de Janeiro.

In: BARROS, A. et al. Org. Escritos sobre educação e saúde indígenas. Rio de Janeiro: E-Papers.. ISBN: 9788576503545. 149-164

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >

(2012) SENNA, L A G Prefácio ao livro Etnografia e Educação – conceitos e usos.

In: MATTOS, C; CASTRO, Paula A. Org. Etnografia e educação (…). Campina Grande, PB: EDUEPB.. ISBN: 9788578790882. 5 a 11

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >

(2011) FAGUNDES, T.B. … E uma alternativa para a exclusão escolar, tem?.

In: Revista Brasileira de Pós-Graduação. V.8 supl.1. ISSN: 1806-8405. 181-202

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2011) SENNA, L A G Speech processing, human mind and literacy: how social diversity affects the engineering of educative games.

In: Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference. Chesapeak, VA. ISBN: 1880094843. 1 a 7

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2011) MACHADO, M.L.C.M. ; SENNA, L. A. G. ; SILVA, P.S. Entre a articulação e a representação gráfica: questões acerca das especificidades e vínculos entre a oralidade e a escrita.

In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Atas do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Rio de Janeiro : UFRJ. ISBN: 9788560316168. 1 a 12

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2011) GODOY, E.; SENNA, L A G Psicolinguística e letramento.

Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578387167. n.i.

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >

(2011) SENNA, L A G Teoria geral de classes de palavras.

Vol.1 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384661. n.i.

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >

(2011) SENNA, L A G Derivação e produção de termos complexos: o gerundivo no português.

Vol.2 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384678. n.i.

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >

(2011) SENNA, L A G Complexidade lexical e subclassificação de palavras: os verbos.

Vol.3 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384685. n.i.

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >

(2010) SENNA, L A G Conhecimento docente, inclusão social e tecnologias de escrita.

In: IX Colóquio sobre questões curriculares, 2010, Porto. ISBN: 9789728746902. 3587-3598

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >

(2010) LOPES, P S V C; SENNA< L A G Alfabetização, letramento e formação de professores.

In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Formação de professores e letramento em EJA: desafios contemporâneos”, 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >

(2010) RIBEIRO, J P; SENNA, L A G Formação docente para a educação infantil: considerações sobre a função do letramento em creches públicas e comunitárias.

In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural”, 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >

(2010) SILVA, P S; SENNA, L A G À luz do preconceito social: o fracasso escolar como conflito entre culturas.

In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural”, 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >

(2010) FAGUNDES, T B; SENNA, L A G O aluno e a sua escrita: a construção do sujeito ideal e a negação do sujeito real.

In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural”, 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2010) SENNA, L A G Onde está o meu aluno nas teorias sobre alfabetização? Reflexões sobre as ausências no caminho entre a teoria e a prática de letramento em EJA.

In: COSTA, Rentao; CALHÁU, Maria do Socorro. (Org.). E uma educação pro povo, tem? Rio de Janeiro: Caetés. ISBN: 9788586478666. 47-64

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2010) SENNA, L A G Reflexões sobre a constituição da escrita em classes de EJA no Brasil a partir de textos medievais portugueses.

In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa, PB. ISBN 9788577455508. n.i.

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2010) SENNA, L A G Hypermedia, contemporary writing technologies and social inclusion: new trends on Teacher´s Formation Epistemology.

In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2010. ISBN:1880094789. 1278-1285

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: ciências da educação >

(2009) SENNA, L A G; GLAT, R; MAGALHÃES, E ; GIGANTE, L Helena Antipoff (1892-1974) Une femme en avance sur son temps, pionnère de l´Éducation Spéciale.

In: HOUSSAYE, Jean. (Org.). Femmes pédagogues – Du XXe. au XXIe. siècle. Vol. 2; 1 ed. Paris: Éditions Fabert. ISBN 9782849220429. pp:419-454

__________________
Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2009) SECIN, V; SENNA, L A G Diversidade Visual: estudo sobre interculturalidade e etnovisão na Aldeia Guarani Mbya Sapukai (RJ).

In: Atas do III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade – saberes locais, educação e autonomia. ISBN 9788575981467. pp:1-13

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: formação de professores >

(2008) SENNA, L A G Formação docente e educação inclusiva.

In: Cadernos de Pesquisa v. 38 São Paulo: FCC. ISSN: 0100-1574. n.i.

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: ciências da educação >

(2007) SENNA, L A G Processos educacionais: os lugares da educação na sociedade contemporânea.

In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 21-80

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: ciências da educação >

(2007) SENNA, L A G O problema epistemológico da educação formal – a educação inclusiva.

In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 148-170

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2007) SENNA, L A G Erro produtivo e segregação cultural: a descrição de estados de desenvolvimento proximal na alfabetização.

In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 217-242

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2007) SENNA, L A G Estudos sobre o processo de leitura na educação à distância.

In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 287-310

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2007) SENNA, L A G; PORTES, L Por um construtivismo à brasileira: questões complementares sobre o sujeito da psicogênese.

In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 195-216

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2007) SENNA, L A G O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e da educação.

In: DELTA v. 23(1). ISSN: 0102-4450. pp: 45-70

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2006) SENNA, L A G Categorias e sistemas metafóricos: um estudo sobre a pesquisa etnográfica.

In: Educação em Foco, Rev. v. 11(1). ISSN: 0104-3293. pp: 169-188

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2005) SENNA, L A G Reflexões sobre mídias e letramento.

In: OLIVEIRA, I B; ALVES, N; BARRETO, R G Orgs. Educação – métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro: DP&A. ISBN: 8574903655. n.i.

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: ciências da educação >

(2004) SENNA, L A G A heterogeneidade de fatores envolvidos na aprendizagem.

In: Revista SINPRO-Rio v. 6. . pp: 9-17

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: ciências da educação >

(2004) SENNA, L A G De Vygotsky a Morin: entre dois fundamentos da educação inclusiva.

In: Espaço, Rev. v.22 Rio de Janeiro: INES. ISSN: 0103-7668. pp: 53-58

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2004) SENNA, L A G Metáfora y sistemas complejos: la teoria linguistica y la descripción de estados de desarrollo proximal.

In: Congreso Internacional Educación Lenguaje y Sociedad, Actas. Santa Rosa/AR: Universidad Nacional de La Pampa. ISBN: 9508630612. n.i.

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: formação de professores >

(2003) SENNA, L A G O planejamento no ensino básico e o compromisso social da educação com o letramento.

In: Educação & Linguagem, Rev.v. 7. ISSN: 1415-9902. pp: 200-216

__________________
Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >

(2003) SENNA, L A G Orientações para elaboração de projetos de pesquisa-ação em Educação (versão eletrônica).

Rio de Janeiro: Papel&Virtual. ISBN: 857493349x. n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >

(2002) SENNA, L A G; VILLARDI, R M; MATTOS, C L G Linguagem e processos educacionais: visões de uma área de pesquisa em Educação.

Rio de Janeiro: Papel&Virtual. ISBN: 8574932787. n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >

(2002) RIBEIRO, J P; ARAUJO, L C; MARTINS, R R; BARBOSA, A S; SENNA, L A G A linguagem científica nas culturas orais.

In: Congreso Internacional Educación y Desarrollo para el futuro del mundo. Boca del Rio/MX: FESI. ISBN: 9685469016. n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >

(2002) SENNA, L A G Por uma ciencia multicultural: la verdad como lenguaje multicultural.

In: Congreso Internacional Educación y Desarrollo para el futuro del mundo. Boca del Rio/MX: FESI. ISBN: 9685469016. n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: formação de professores >

(2001) SENNA, L A G; ARAUJO, L C; SOARES, A B; RIBEIRO, J P; MARTINS, R R O leitor, o professor e o pensamento narrativo.

In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: formação de professores >

(2001) SENNA, L A G; CASTRO, A F; COSTA, V L A tecnologia e a escola: conflitos e tendências.

In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2001) SENNA, L A G O perfil do leitor contemporâneo.

In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2001) SENNA, L A G Letramento y desarrollo humano em contextos educativos interculturales.

In: I Congreso Internacional Virtual de Psicologia Educativa, Acats. Islas Baleares/ES.. ISBN: 8476327137. n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: ciências da educação >

(2000) SENNA, L A G La educación brasileña y sus multiplos supuestos: desafios a la educación intercultural.

In: Revista de Educación v. 321 Madrid: MEC-INCE. ISSN:0034-8082. pp: 187-198

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: ciências da educação >

(2000) SENNA, L A G Autonomy and knowledge: comments on distance education design.

In: World Conference in Education, Multimidia, Hypermidia and Telecommunications, Proceedings. San Antonio/TX. . n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: ciências da educação >

(2000) SENNA, L A G Linguagem e aprendizagem: do mito ao sujeito cognoscente.

In: V Jornada Carioca de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Rio da Janeiro: ABNEPI. . n.i.

__________________
Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(2000) SENNA, L A G Letramento ou leiturização? O sócio-interacionismo na Linguiística e na Psicopedagogia.

In: XII Congresso de Leitura do Brasil – COLE, Atas. Campinas/SP. . n.i.

__________________
Ciclo: I – Linguagem e Experiência Curricular
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(1999) SENNA, L A G Aspectos cognitivos e culturais do processo de leiturização na escola fundamental.

In: Cadernos de linguística aplicada. v. 33. ISSN: 0103-1803. pp: 23-41

__________________
Ciclo: I – Linguagem e Experiência Curricular
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(1999) SENNA, L A G Linguagem, cognição e interatividade informática.

In: X Simpósio de Informática na Educação, Anais. Curitiba/PR: UFPR. . pp: 224-231.

__________________
Ciclo: I – Linguagem e Experiência Curricular
< Assunto: formação de professores >

(1997) SENNA, L A G O currículo na escola básica – caminhos para a formação da cidadania.

Rio de Janeiro: Dunya. ISBN: 8573031492. n.i.

__________________
Ciclo: I – Linguagem e Experiência Curricular
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >

(1995) SENNA, L A G Psicogênese da língua escrita, universais linguísticos e teorias de alfabetização.

In: Alfa, Rev. v. 39. ISSN: 0002-5216. pp: 221-241

__________________
Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >

(1994) SENNA, L A G Modelos mentais na linguística pré-chomskyana.

In: DELTA v. 10(2). ISSN: 0102-4450. pp: 339-372

__________________
Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >

(1991) SENNA, L A G Pequeno Manual de Linguística Geral e Aplicada.

Rio de Janeiro: L A G Senna Editor. ISBN: 859000371x. n.i.

__________________
Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >

(1991) SENNA, L A G Questões de transitividade.

In: DELTA v. 7(2). ISSN: 0102-4450. pp: 463-490

__________________
Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >

(1988) SENNA, L A G Linguística e epistemologia: a semântica na experiência cognitiva.

In: Letras & Letras v. 4 (1 e 2). ISSN: 0102-3527. pp: 131-145

__________________
Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >

(1986) SENNA, L A G O processo sintático na oração apositiva.

In: Letras & Letras v. 2( 2). ISSN: 0102-3527. pp: 201-212

__________________