Encontre aqui os principais artigos, capítulos e livros publicados nos diversos ciclos de estudos e pesquisas, listados em ordem cronológica inversa. Para buscar itens específicos, utilize a ferramenta de localização de seu navegador (<Ctrl.+F>).

Para teses e dissertações orientadas, siga este link.


Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: Artes visuais, fotografia e Linguagem>
(2024) SENNA, L. A. G. Crepúsculo – Ensaios breves sobre fotografia e formatividade da imagem
Rio de Janeiro: Ed. do Autor, Amazon KDP. ISBN: 978-65-00-90826-8 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2023) SENNA, L. A. G. Cultural bilingualism and languages in contact in text production – Explaining the case of permanent interferences in written Brazilian Portuguese. 
In: Problems of Education in the 21st. Century v. 81 (6) 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2023) LIMA, W. G.; SENNA, L. A. G.  O estudante surdo e a língua escrita: Entre modos de representação do pensamento
In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 18 (0) 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2023) SOUZA, J. M. P. de; SENNA, L. A. G.; SOUZA, J.  A narrativa (auto)biográfica na pesquisa em educação: uma prática de linguagem reflexiva
In: Rev. Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. v. 8. 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2023) RUFINO, A.; SENNA, L. A. G.; SOUZA, J.  A identidade indígena em tempos contemporâneos
In: Rev. Fórum Identidade. v. 36. 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2022) SENNA, L. A. G.  À luz da gramatiquinha: atualidade de Mario de Andrade 100 anos após
In: Rev. da Escola Superior de Guerra v. 80 – Edição comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil e do centenário da Semana de Arte Moderna. 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2022) RUFINO, A.; SENNA, L. A. G.; OLIVEIRA, I. S.  Os povos indígenas, o livro didático e equivalente
In: e-Curriculum. v.20(4). 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: formação de professores >
(2022) RUFINO, A. M. S.; SENNA, L. A. G.; LIMA, M. A. R. Os (dis)sabores do curso de pedagogia.
In: LIMA; ENES, S.; BANDEIRA, V. Revisitando a pesquisa: história e memórias que (…). Curitiba: CRV.

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2022) MACHADO, M L C; LOPES, P.; SANTANA, A. P.  Os sentidos da alfabetização na BNCC: Leituras a partir da perspectiva enunciativa-discursiva da linguagem
In: Rev. Linguagens, educação e sociedade. v. 26 (52). 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2022) MACHADO, M L C;  Identidade, cultura e diversidade nos modos de produção da linguagem
In: Rev. Conjecturas. v. 22 (12). 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2022) MACHADO, M L C;  Leitura e os processos de formação de leitores entre crianças, jovens e adultos
In: Rev. Leitura: teoria e prática (Campinas) v. 40 (85). 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguística, letramento e alfabetização >
(2022) MACHADO, M L C; LOPES, P C A linguagem e os processos de enunciação e significação na alfabetização
In: Rev. Brasileira de LInguística Aplicada. v. 22(2). 

__________________

Ciclo: VII – O subjetivo da educação inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2022) CONSTANT, E; MACHADO, M L C; LOPES, P C Processos de alfabetização: princípios, políticas e estratégias para a diversidade dos modos de aprender e de ensinar 
In: Rev. Linhas. v. 23(51). 

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2021) MACARIO, R.; SENNA, L A G Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica em EJA: o desafio em tornar os alunos leitores.
In: Discursividades. v. 9 (2).

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2021) SENNA, L A G A propósito de um sujeito cognoscente para o bilinguismo cultural.
In: SENNA, L. A. G.. (Org.). Bilinguismo cultural: Estudos sobre culturas em contato na educação brasileira.. 978-6525-01286-5.

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2021) SENNA, L A G Bilinguismo cultural: da linguística à agenda da estudos em educação inclusiva.
In: SENNA, L. A. G.. (Org.). Bilinguismo cultural: Estudos sobre culturas em contato na educação brasileira. 978-6525-01286-5.

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2021) SENNA, L A G Bilinguismo cultural – Estudos sobre culturas em contato na educação brasileira.
Curitiba: Appris. 978-6525-01286-5.

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2021) OLIVEIRA, H; PINHO, D; SENNA, L A G Políticas públicas na alfabetização: um diálogo com a avaliação nacional da alfabetização e o Programa Mais Alfabetização.
In: Ensaio (Rio de Janeiro On Line) V. 29. 1809-4465. 1646-2335

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2021) SOUZA, J; SENNA, L A G Campos de silêncio sobre questões curriculares nas escolas de fronteira bilíngue no Brasil.
In: Revista eCurriculum (PUC-SP). V. 19. 1809-3876. 702-721

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2021) SOUZA, J; SENNA, L A G Um diálogo entre Bilinguismo, Legislação e Educação Inclusiva no Brasil.
In: Educação (Santa Maria) v. 46. 1984-6444. 1-20

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2021) ARAUJO, M; SENNA, L A G As trilhas no processo de escolarização de um Estudante surdo.
IN:  EUROPEAN ACADEMIC RESEARCH, v. IX (5). 2286-4622. 2615-2632

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: ciências da educação >
(2021) RUFINO, A M; SENNA, L A G; LIMA, Maria A A luta das mulheres indígenas e os dispositivos jurídicos internacionais.
In: Patrimonio e memória (UNESP) v. 17. 1808-1967. 1-17

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: ciências da educação >
(2021) RUFINO, A M; SENNA, L A G Identidade, linguagem e escola.
In: Educação em Revista (UNESP Marilia) v. 21. 1518-7926. 89-102

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e  alfabetização
< Assunto: ciências da educação >
(2021) BATISTA, E; SENNA, L A G Letramento Digital no Contexto de Vulnerabilidade Social dos Trabalhadores da Reciclagem em Campo Grande ? MS/Brasil.
In: Interacções v. 17. 1809-4465. 144-169

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2020) MACARIO, R.; SENNA, L A G O conteúdo da formação escolar e a cultura EJA: desafios à ação docente.
In: Revista Exitus. 10 .

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2020) SOUZA, J.; SENNA, L A G Aprendizagem da língua portuguesa escrita em contexto de diversidade linguística no Brasil.
In: Imagens da Educação. 10 p. 80-95.

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2020) MACHADO, M. L.; LOPES, P.  C.; SENNA, L A G Notes on failure and diversity: meanings of leraning and not learning in school.
In: Revista Iberoamericana de Estudos em Educação. 15 p. 2837-2854.

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2020) MACHADO, M. L.; LOPES, P.  C.; SENNA, L A G Notas sobre fracasso e diversidade: os sentidos do aprender e do não aprender na escola.
In: Revista Iberoamericana de Estudos em Educação. 15 p. 2837-2854.

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2020) SENNA, L A G Prefácio – A produção acadêmica no campo da educação de jovens e adultos no Brasil
In: CALHAU, M. S. O sujeito da escrita: fronteiras e domínios da alfabetização em EJA. Curitiba: Ed. CRV.

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2020) SENNA, L A G Prefácio – A leitura e o tornar-se texto em contexto de ver o mundo:  um livro e seu sentido
In: PAIXÃO, A.; LOPES, P. C. L. O cotidiano escolar de crianças, jovens e adultos em rodas de conversas. Rio de Janeiro: EdUERJ.

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2019) SENNA, L A G Text production, representation of thought and discursive genders inelementary school classes.
In: Social Sciences & Humanities Open. ISSN 2590-1911. p.1-7

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2019) SENNA, L A G The linguistic statute of Brazilian sign language and the stigma overcoming in the education of the deaf.
In: Revista Brasileira de Educação Especial. V. 25(2). ISBN 14126538. 481-494

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2019) SENNA, L A G O Estatuto Linguístico da Língua Brasileira de Sinais e a Superação do Estigma na Educação de Surdos.
In: Revista Brasileira de Educação Especial. V. 25 (2). ISBN 1413-6538. 487-500

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >
(2019) PINHO, D M; SENNA, L A G A transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental: por uma travessia sem rupturas.
In: Instrumento – Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. ISBN 1984-5499. 74-86

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2019) SENNA, L A G Fundamentos da linguagem na educação.
Curiitiba: Appris.. ISBN 978-85-473-3043-9. 356

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >
(2018) OLIVEIRA, H; SENNA, L A G Algumas relfexões sobre ENEM, letramento e exclusão escolar.
In: e-Mosaicos, v.: 7(16). DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.36885. ISSN 2316-9303. 181-196

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >
(2018) LIMA, E W; SENNA, L A G Escola e surdez: O que dizem os professores a respeito?.
In: Tempos e espaços em educação. ISSN 1983-6597. 217-234

__________________

Ciclo: VI – Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2018) MACARIO, R; SENNA, L A G Reflexões sobre a formação de leitores em EJA: saberes necessários para a prática docente.
In: Linguagens, educação e sociedade. ISSN 2526-8449. 51-71

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >
(2017) PINHO, D M; SENNA, L A G Revoluções, currículo e pós-modernidade.
In: SENNA, L A G; LOPES, P C; MACHADO, M L C A. A cultua do professor e os sentidos da escola. Curitiba: CRV. ISBN 978-85-444-1840-6. 109-121

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >
(2017) SENNA, L A G Prólogo – a cultura, a escola, o professor.
In: SENNA, L A G; LOPES, P C; MACHADO, M L C A. A cultua do professor e os sentidos da escola. Curitiba: CRV. ISBN 978-85-444-1840-6. 11-118

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2017) SENNA, L A G A doutrina gramatical de José Oiticica (1822-1957) e sua contribuição ao ensino de língua materna.
In: EULALIO, L M; COSTA, M T; CARVALHO, M A F; GOMES, Y E S. Articulações e re(a)presentações lingu~isticas – uma reflexão sobre língua e discurso em processo. Teresina/PI: EDUFPI. ISBN 978-85-509-0136-7. 45-75

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2017) SENNA, L A G Perspectivas curriculares para o ensino de leitura e literatura na educação média de nível básico.
In: Currículo sem fronteiras. V. 17 (1). ISSN: 1645-1384. 109-131

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2017) SENNA, L A G Letramento, língua materna e ensino médio: discussões em torno de um campo pouco explorado.
In: Teias V. 18 (49). ISSN: 1982-0305. 1 a 7

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2017) SOUZA, J; SENNA, L A G Lugar de aluno é na escola que desenvolva conhecimentos.
In: Exitus. V. 7. ISSN: 2237-9460. 269-288

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2016) SENNA, L A G Prefácio a título de uma memorável comemoração.
In: SECIN, V. A visão binocular dos Guarany Mbya – ortóptica, oralidade e letramento. Curitiba: Appris.. ISBN: 9788581929583. 33-40

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2016) SOUZA, J; SENNA, L A G Desafios para a inclusão de imigrantes em escolas de regiões fronteiriças.
In: Textos e Debates. V.2. ISSN: 2317-1448. 55-68

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >
(2016) SENNA, L A G O projeto de pesquisa na formação de professores: uma introdução à metodologia de pesquisa em educação.
Rio de Janeiro: Kindle Direct Publishing. ISBN: 9788592199807. 2140Kb

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2015) SENNA, L A G Culture and Society in the Teaching of the Mother Tongue and Literature.
In Procedia: Social and Behavioral Sciences. , v.178. doi:10.1016/j.sbspro.2015.03.167. 123-127

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2015) MACHADO, M L C; LOPES, P S V C; SENNA, L A G La formación del profesorado en Brasil: entre la cultura escrita y la diversidad cultural.
In: Revista Temas de Educación. Vol. 21 Nº 2. ISBN:0716-7423. 311-322

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2015) SENNA, L A G; CARVALHO, M A F Literatura, expressões culturais e formação de leitores na educação básica.
Curitiba: Intersaberes. ISBN: 9785544302101. n.i.

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2015) FAGUNDES, T B; SENNA, L A G A cadeia fônica Saussureana e a compreensão de escritas possíveis na contemporaneidade.
In: BORGES, L; MATTOS, C L. In Pesquisas em educação: a produção do Núcleo de Etnografia em Educação (NETEDU). Campina Grande/PB: Ed. Realize.. ISBN: 9788561702366. 18-38

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2015) FAGUNDES, T.B., SENNA, L. A. G.. Alfabetização e letramento: o lugar o sujeito contemporâneo (e suas escritas) na aquisição do código alfabético.
In: CASTRO, P. Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. Campina Grande/PB: Ed. Realize. ISBN 9788561702359. 139-158

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2014) SENNA, L A G José Oiticica(1882-1957), Lecciones para un proyecto de enseñanza de la lengua materna.
In Irice (Conicet – UNR). , v.27. ISSN: 0327-392X. 67-97

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2014) SENNA, L A G O campo acadêmico do letramento e da alfabetização no Brasil: estados e perspectivas da linguística aplicada.
In: Revista Teias. Vol. 14(38). Rio de Janeiro: UERJ.. ISSN 1518-5370. 57-74

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >
(2013) VILELA, S; SPALA, F.; FERROCO, D.o. Formação inicial e formação continuada: a questão da formação em serviço.
In: Atas do II Encontro Lusobrasileiro sobre trabalho docene e formação.. .

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: formação de professores >
(2013) MACHADO, M.L.C.M. ; LOPES, P. S. V. C.; SENNA, L. A. G. A diversidade de escritas e o trabalho docente..
In: Atas do II Encontro Lusobrasileiro sobre trabalho docene e formação.. .

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2013) SENNA, L A G Estruturas passivas e estratégias discursivas: contribuições ao debate sobre letramento no ensino médio.
In: Filologia e linguística portuguesa. v. 15(1/2). São Paulo: USP.. ISSN 2176-9419.

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2013) SENNA, L A G ???????????? ??? ???????? ??? ????????: ??????????????? ??????????? ???? ?????? ??? ???????????? ????????????.
Comunicação no 21 International Symposium on theoretical and applied linguistics. Thessaloniki: The Aristotle University.. .

__________________

Ciclo: V – Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2013) SENNA, L A G The academic fields of study in literacy and reading in Brazil: Conditions and perspectives in Applied Linguistics research.
In: Linguistics and education. V.: 24(4) London: Elsevier. ISSN 0898-5898. 433-440

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2012) SENNA, L A G What´s linguistics interested in when talking about technology and education.
In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012. ISBN: 1880094924. 1595-97

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2012) SECIN, V. Etnovisão e o letramento de indígenas Guarani Mbya do Rio de Janeiro.
In: BARROS, A. et al. Org. Escritos sobre educação e saúde indígenas. Rio de Janeiro: E-Papers.. ISBN: 9788576503545. 149-164

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >
(2012) SENNA, L A G Prefácio ao livro Etnografia e Educação – conceitos e usos.
In: MATTOS, C; CASTRO, Paula A. Org. Etnografia e educação (…). Campina Grande, PB: EDUEPB.. ISBN: 9788578790882. 5 a 11

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >
(2011) FAGUNDES, T.B. … E uma alternativa para a exclusão escolar, tem?.
In: Revista Brasileira de Pós-Graduação. V.8 supl.1. ISSN: 1806-8405. 181-202

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2011) SENNA, L A G Speech processing, human mind and literacy: how social diversity affects the engineering of educative games.
In: Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference. Chesapeak, VA. ISBN: 1880094843. 1 a 7

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2011) MACHADO, M.L.C.M. ; SENNA, L. A. G. ; SILVA, P.S. Entre a articulação e a representação gráfica: questões acerca das especificidades e vínculos entre a oralidade e a escrita.
In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Atas do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Rio de Janeiro : UFRJ. ISBN: 9788560316168. 1 a 12

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2011) GODOY, E.; SENNA, L A G Psicolinguística e letramento.
Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578387167. n.i.

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >
(2011) SENNA, L A G Teoria geral de classes de palavras.
Vol.1 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384661. n.i.

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >
(2011) SENNA, L A G Derivação e produção de termos complexos: o gerundivo no português.
Vol.2 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384678. n.i.

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >
(2011) SENNA, L A G Complexidade lexical e subclassificação de palavras: os verbos.
Vol.3 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384685. n.i.

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >
(2010) SENNA, L A G Conhecimento docente, inclusão social e tecnologias de escrita.
In: IX Colóquio sobre questões curriculares, 2010, Porto. ISBN: 9789728746902. 3587-3598

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >
(2010) LOPES, P S V C; SENNA< L A G Alfabetização, letramento e formação de professores.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Formação de professores e letramento em EJA: desafios contemporâneos”, 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >
(2010) RIBEIRO, J P; SENNA, L A G Formação docente para a educação infantil: considerações sobre a função do letramento em creches públicas e comunitárias.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural”, 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >
(2010) SILVA, P S; SENNA, L A G À luz do preconceito social: o fracasso escolar como conflito entre culturas.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural”, 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: formação de professores >
(2010) FAGUNDES, T B; SENNA, L A G O aluno e a sua escrita: a construção do sujeito ideal e a negação do sujeito real.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural”, 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2010) SENNA, L A G Onde está o meu aluno nas teorias sobre alfabetização? Reflexões sobre as ausências no caminho entre a teoria e a prática de letramento em EJA.
In: COSTA, Rentao; CALHÁU, Maria do Socorro. (Org.). E uma educação pro povo, tem? Rio de Janeiro: Caetés. ISBN: 9788586478666. 47-64

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2010) SENNA, L A G Reflexões sobre a constituição da escrita em classes de EJA no Brasil a partir de textos medievais portugueses.
In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa, PB. ISBN 9788577455508. n.i.

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2010) SENNA, L A G Hypermedia, contemporary writing technologies and social inclusion: new trends on Teacher´s Formation Epistemology.
In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2010. ISBN:1880094789. 1278-1285

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: ciências da educação >
(2009) SENNA, L A G; GLAT, R; MAGALHÃES, E ; GIGANTE, L Helena Antipoff (1892-1974) Une femme en avance sur son temps, pionnère de l´Éducation Spéciale.
In: HOUSSAYE, Jean. (Org.). Femmes pédagogues – Du XXe. au XXIe. siècle. Vol. 2; 1 ed. Paris: Éditions Fabert. ISBN 9782849220429. pp:419-454

__________________

Ciclo: IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2009) SECIN, V; SENNA, L A G Diversidade Visual: estudo sobre interculturalidade e etnovisão na Aldeia Guarani Mbya Sapukai (RJ).
In: Atas do III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade – saberes locais, educação e autonomia. ISBN 9788575981467. pp:1-13

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: formação de professores >
(2008) SENNA, L A G Formação docente e educação inclusiva.
In: Cadernos de Pesquisa v. 38 São Paulo: FCC. ISSN: 0100-1574. n.i.

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: ciências da educação >
(2007) SENNA, L A G Processos educacionais: os lugares da educação na sociedade contemporânea.
In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 21-80

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: ciências da educação >
(2007) SENNA, L A G O problema epistemológico da educação formal – a educação inclusiva.
In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 148-170

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2007) SENNA, L A G Erro produtivo e segregação cultural: a descrição de estados de desenvolvimento proximal na alfabetização.
In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 217-242

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2007) SENNA, L A G Estudos sobre o processo de leitura na educação à distância.
In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 287-310

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2007) SENNA, L A G; PORTES, L Por um construtivismo à brasileira: questões complementares sobre o sujeito da psicogênese.
In: SENNA, L A G Letramento – Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 195-216

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2007) SENNA, L A G O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e da educação.
In: DELTA v. 23(1). ISSN: 0102-4450. pp: 45-70

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2006) SENNA, L A G Categorias e sistemas metafóricos: um estudo sobre a pesquisa etnográfica.
In: Educação em Foco, Rev. v. 11(1). ISSN: 0104-3293. pp: 169-188

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2005) SENNA, L A G Reflexões sobre mídias e letramento.
In: OLIVEIRA, I B; ALVES, N; BARRETO, R G Orgs. Educação – métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro: DP&A. ISBN: 8574903655. n.i.

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: ciências da educação >
(2004) SENNA, L A G A heterogeneidade de fatores envolvidos na aprendizagem.
In: Revista SINPRO-Rio v. 6. . pp: 9-17

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: ciências da educação >
(2004) SENNA, L A G De Vygotsky a Morin: entre dois fundamentos da educação inclusiva.
In: Espaço, Rev. v.22 Rio de Janeiro: INES. ISSN: 0103-7668. pp: 53-58

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2004) SENNA, L A G Metáfora y sistemas complejos: la teoria linguistica y la descripción de estados de desarrollo proximal.
In: Congreso Internacional Educación Lenguaje y Sociedad, Actas. Santa Rosa/AR: Universidad Nacional de La Pampa. ISBN: 9508630612. n.i.

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: formação de professores >
(2003) SENNA, L A G O planejamento no ensino básico e o compromisso social da educação com o letramento.
In: Educação & Linguagem, Rev.v. 7. ISSN: 1415-9902. pp: 200-216

__________________

Ciclo: III- Metáfora e Educação Inclusiva
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >
(2003) SENNA, L A G Orientações para elaboração de projetos de pesquisa-ação em Educação (versão eletrônica).
Rio de Janeiro: Papel&Virtual. ISBN: 857493349x. n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >
(2002) SENNA, L A G; VILLARDI, R M; MATTOS, C L G Linguagem e processos educacionais: visões de uma área de pesquisa em Educação.
Rio de Janeiro: Papel&Virtual. ISBN: 8574932787. n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >
(2002) RIBEIRO, J P; ARAUJO, L C; MARTINS, R R; BARBOSA, A S; SENNA, L A G A linguagem científica nas culturas orais.
In: Congreso Internacional Educación y Desarrollo para el futuro del mundo. Boca del Rio/MX: FESI. ISBN: 9685469016. n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: produção de conhecimento e cultura científica >
(2002) SENNA, L A G Por uma ciencia multicultural: la verdad como lenguaje multicultural.
In: Congreso Internacional Educación y Desarrollo para el futuro del mundo. Boca del Rio/MX: FESI. ISBN: 9685469016. n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: formação de professores >
(2001) SENNA, L A G; ARAUJO, L C; SOARES, A B; RIBEIRO, J P; MARTINS, R R O leitor, o professor e o pensamento narrativo.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: formação de professores >
(2001) SENNA, L A G; CASTRO, A F; COSTA, V L A tecnologia e a escola: conflitos e tendências.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2001) SENNA, L A G O perfil do leitor contemporâneo.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2001) SENNA, L A G Letramento y desarrollo humano em contextos educativos interculturales.
In: I Congreso Internacional Virtual de Psicologia Educativa, Acats. Islas Baleares/ES.. ISBN: 8476327137. n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: ciências da educação >
(2000) SENNA, L A G La educación brasileña y sus multiplos supuestos: desafios a la educación intercultural.
In: Revista de Educación v. 321 Madrid: MEC-INCE. ISSN:0034-8082. pp: 187-198

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: ciências da educação >
(2000) SENNA, L A G Autonomy and knowledge: comments on distance education design.
In: World Conference in Education, Multimidia, Hypermidia and Telecommunications, Proceedings. San Antonio/TX. . n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: ciências da educação >
(2000) SENNA, L A G Linguagem e aprendizagem: do mito ao sujeito cognoscente.
In: V Jornada Carioca de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Rio da Janeiro: ABNEPI. . n.i.

__________________

Ciclo: II- Letramento e Processos Educacionais
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(2000) SENNA, L A G Letramento ou leiturização? O sócio-interacionismo na Linguiística e na Psicopedagogia.
In: XII Congresso de Leitura do Brasil – COLE, Atas. Campinas/SP. . n.i.

__________________

Ciclo: I – Linguagem e Experiência Curricular
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(1999) SENNA, L A G Aspectos cognitivos e culturais do processo de leiturização na escola fundamental.
In: Cadernos de linguística aplicada. v. 33. ISSN: 0103-1803. pp: 23-41

__________________

Ciclo: I – Linguagem e Experiência Curricular
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(1999) SENNA, L A G Linguagem, cognição e interatividade informática.
In: X Simpósio de Informática na Educação, Anais. Curitiba/PR: UFPR. . pp: 224-231.

__________________

Ciclo: I – Linguagem e Experiência Curricular
< Assunto: formação de professores >
(1997) SENNA, L A G O currículo na escola básica – caminhos para a formação da cidadania.
Rio de Janeiro: Dunya. ISBN: 8573031492. n.i.

__________________

Ciclo: I – Linguagem e Experiência Curricular
< Assunto: linguistica, letramento e alfabetização >
(1995) SENNA, L A G Psicogênese da língua escrita, universais linguísticos e teorias de alfabetização.
In: Alfa, Rev. v. 39. ISSN: 0002-5216. pp: 221-241

__________________

Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >
(1994) SENNA, L A G Modelos mentais na linguística pré-chomskyana.
In: DELTA v. 10(2). ISSN: 0102-4450. pp: 339-372

__________________

Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >
(1991) SENNA, L A G Pequeno Manual de Linguística Geral e Aplicada.
Rio de Janeiro: L A G Senna Editor. ISBN: 859000371x. n.i.

__________________

Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >
(1991) SENNA, L A G Questões de transitividade.
In: DELTA v. 7(2). ISSN: 0102-4450. pp: 463-490

__________________

Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >
(1988) SENNA, L A G Linguística e epistemologia: a semântica na experiência cognitiva.
In: Letras & Letras v. 4 (1 e 2). ISSN: 0102-3527. pp: 131-145

__________________

Ciclo: 0 – Descrição e epistemologia linguística
< Assunto: teoria gramatical e descrição linguística >
(1986) SENNA, L A G O processo sintático na oração apositiva.
In: Letras & Letras v. 2( 2). ISSN: 0102-3527. pp: 201-212