“… a inclusão escolar no Brasil é uma saga que reflete as mazelas de uma sociedade que rejeita a sua própria natureza híbrida, nascida na miscigenação de raças e culturas, opaca até mesmo na cultura acadêmico-científica, na qual nosso aluno não passa de uma alegoria exótica apreciada por olhos de uma certa ciência internacional … “
“Saberes do Sul”? Talvez… prefiro saberes do Brasil, é isso que busco.”
Últimas publicações
- Relações entre a produção de texto e o ensino de gramática: um olhar para sala de aula.
- O projeto de pesquisa na formação do professor – uma introdução à metodologia da pesquisa em educação. 3ª edição revista e atualizada.
- Crepúsculo – Ensaios breves sobre fotografia e formatividade da imagem.
- Cultural bilingualism and languages in contact in text production – Explaining the case of permanent interferences in written Brazilian Portuguese.
- O estudante surdo e a língua escrita: Entre modos de representação do pensamento
Agenda
Verifique os horários de aulas remotas ao vivo na página de Disciplinas em Andamento. Acesse a área de EAD.
Seminário da Linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais (Balanço do Estado da Arte): ProPEd, A confirmar. 2025
“A diversidade cultural que é traço inerente à sociedade brasileira e à língua nacional não figura nem na estrutura, tampouco na cultura, que regem o português escrito. Havemos de concluir, então, que, para grande parte do povo brasileiro, o aprendizado e o uso da escrita alfabética são espaços de bilinguismo cultural. E havemos de postular, também, que a recorrente interferência de traços da oralidade sobre a forma da escrita produzida por alunos da educação básica no Brasil esteja relacionada à tradição de um povo que se institui em movimento de resistência cultural e de clamor por subjetivação.”
SENNA, L.A.G. (2021)
In: Bilinguismo cultural – Estudos sobre culturas em contato na educação brasileira..
Políticas do Site – Termo de Privacidade & Dados Institucionais