Ciclo de Pesquisa VII (2023-Atual)
O subjetivo da educação inclusiva – Vozes identitárias na cultura escolar
As dimensões subjetivas do sujeito cognoscente escolar e o estudo dos fatores identitários na subjetivação do direito universal à educação, ao letramento e à alfabetização

Ciclo de Pesquisa VI (2018- 2022)
Culturas em contato no processo de letramento e alfabetização
Representações e usos das propriedades estruturais e estruturantes das peças da cultura letrada moderna

Ciclo de Pesquisa V (2013-2017)
Cultura e currículo de formação de professores para o letramento e a alfabetização
A experiência curricular formadora de professores para o letramento

Ciclo de Pesquisa IV (2009-2012)
Representação gramatical e sistemas metafóricos
As propriedades gramaticais do texto em processo de alfabetização, analisadas à luz do conceito de sistemas metafóricos

Ciclo de Pesquisa III (2003-2008)
Metáfora e Educação Inclusiva
O conceito de sistemas metafóricos e sua aplicação no estudo das representações mentais e do letramento

Ciclo de Pesquisa II (1999-2002)
Letramento e Processos Educacionais
Desenvolvimento do conceito de letramento, a partir das demandas teórico-conceituais da educação para a inclusão social

Ciclo de Pesquisa I (1995-1998)
Linguagem e Experiência Curricular
Introdução de uma perspectiva multidisciplinar no estudo dos fenômenos da representação gramatical e textual

Ciclo de Formação (1988-1994)
Descrição e epistemologia linguística
A natureza do fenômeno descritivo e das bases do pensamento linguístico